sexta-feira, 29 de junho de 2012

REUNIÃO DA COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE BUCAL EM BRASÍLIA




No início deste mês, Luiz Ismael, vice presidente da AMARS e vice presidente região sul da ABRA , Associação Brasileira de Autismo , esteve na reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, representando a ABRA.

Luiz compõe a citada comissão, que, conforme ele explica, orienta o Conselho do Ministério da Saúde de como deverá ser aplicado o atendimento odontológico para as políticas do referido Ministério.


Conforme já explicado em nosso blog,  atualmente, a ABRA é a única representante de deficientes que participa do CISB, sendo que uma das lutas da citada entidade é o atendimento odontológico especial para os autistas, bem como capacitar o profissional da área da odontologia a lidar com os autistas. 

Salientamos a importância da participação de uma entidade que representa deficientes na referida comissão. Todos nós, com algum tipo de deficiência ou não, precisamos de atendimento odontológico e é de extrema importância que as pessoas portadoras de deficiência tenham o mesmo direito assegurado de forma rápida, eficaz e com profissionais habilitados a lhe atender.

Saiba mais sobre a CISB clicando aqui: http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/cisb/index.html

terça-feira, 26 de junho de 2012

Audiência Pública em Porto Alegre, dia 29/06


Compareça à Audiência Pública proposta pelo Deputado Catarina. A presença de pais, familiares, amigos de autistas é muito importante para debatermos a situação do autismo no RS e a necessidade da aprovação do Projeto de Lei 276/2011 que tem por objetivo criar políticas públicas às pessoas com transtorno do espectro autista em todo o RS.

A audiência será realizada dia 29/06 às 09h30min , no Espaço de Convergência, Sala Adão Pretto, térreo na Assembléia Legislativa


Contamos com a sua presença!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA, DIA ORGULHO AUTISTA, BRASÍLIA 21 DE JUNHO DE 2012





Dia 21 de junho de 2012, aconteceu em Brasília/DF, na Câmara dos Deputados, Audiência Pública na semana que comemora -se o Dia do Orgulho Autista.

A Diretora de Eventos da AMARS, Cristina, foi convidada para ser expositora, representando o Rio Grande do Sul.

Em sua fala, Cristina lembra das dificuldades enfrentadas por pais e familiares de autistas no RS, como a falta de vagas nas escolas públicas para atenderem os autistas, a demora para conseguir uma consulta médica, bem como atendimento odontológico. Salientou também a expositora que, em Porto Alegre, há um grupo de pesquisa no Hospital de Clínicas, com excelentes profissionais que se dedicam ao estudo do autismo.

Na referida audiência, foi reivindicada a aprovação do Projeto de Lei 1631/11, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

A relatora da proposta na Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Mara Gabrilli, adiantou que seu parecer será favorável ao projeto, fato que deixou a todos muito emocionados.


É importante que o Projeto de Lei 1631/11 seja aprovado. É urgente que autistas, bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, tenham tratamento multidisciplinar pela rede pública, atendimento esse de excelência, de forma continuada e que os autistas adultos sejam preparados para o mercado de trabalho, conforme a possibilidade de cada um.

A AMARS trabalha para que as pessoas com transtorno do espectro autista tenham seus direitos assegurados e acredita que todos devem ter tratamento médico, odontológico e multidisciplinar de forma gratuita, sem interrupção, do bebê ao idoso. 

Agradecemos o convite do Movimento Orgulho Autista Brasil. Nos sentimos muito honrados com o convite. Foi com muito orgulho que representamos o Rio Grande do Sul.

Você já conhece a AMARS? Junte -se a nós, faça contato hoje mesmo!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Padre impede primeira eucaristia de menino autista e gera polêmica no RS



Na semana que comemoramos o Dia do Orgulho Autista, nem tudo é motivo de alegrias. A notícia abaixo transcrita, extraída do site G1 Clique aqui para ser direcionado ao site da notícia, nos enche de tristeza.


Cabe a nós, associações de pais, instituições, levar o conhecimento a todos, a bem de evitar situações tristes como a da reportagem abaixo.

Nós da AMARS repudiamos todo o tipo de preconceito.


Padre impede primeira eucaristia de menino autista e gera polêmica no RS

Sacerdote alegou que garoto não entende o sentido do ritual religioso.

Eucaristia foi negada pelo pároco no último domingo em Bom Princípio.




Do G1 RS, com informações da RBS TV

Mãe e pai ficaram revoltados com atitude do padre (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Mãe e pai ficaram revoltados com atitude tomada pelo padre (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
A decisão de um padre de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul causou revolta entre os moradores do município de 11,8 mil habitantes no último domingo (17). O pároco negou a primeira comunhão a um adolescente autista de 13 anos, que receberia a eucaristia juntamente com outras 34 crianças na Paróquia Nossa Senhora da Purificação. A família está inconformada com a atitude do sacerdote, que afirma não ter sido movido pelo preconceito. De acordo com a mãe, Maria Silvani Maldaner, de 41 anos, o menino já estava na fila que se formava no interior da igreja quando o pároco disse que não iria deixar o garoto participar do ritual.
Padre alega que menino rejeitou a hóstia (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Padre alega que menino não está preparado para
assimilar o sentido do ritual (Foto: Alexandre dos
Santos/RBS TV)
"O padre passou reto por mim e disse que meu filho não faria a primeira comunhão. Mas o guri já estava treinado, ele queria muito isso. Tu sabes o que é ter de segurar a mão de uma criança que ia receber Jesus e não vai por causa de um pároco?", lamenta a Silvani. O garoto, batizado pela Igreja Católica, participou das aulas de catequese junto com outras crianças na paróquia. A festa para o menino já estava preparada, e cerca de 90 pessoas haviam sido convidadas.
O padre Pedro José Ritter se defende e diz que a Igreja dispensa necessidade do rito da eucaristisa em casos como esse. Ele chegou a ensaiar normalmente com o menino uma semana antes da cerimônia, que teria se negado a receber a hóstia. O sacerdote afirma que o adolescente não estava preparado para entender o sentido da comunhão. "Não posso abrir a boca dele com força e largar um pedacinho da hóstia lá dentro. Tem de ser um ato livre e espontâneo", sustenta.
A mãe, muito religiosa, treinou o filho durante quatro meses para a ocasião devido ao grau elevado de autismo sofrido por ele. Mesmo assim não conseguiu fazer o menino aceitar a hóstia durante o ensaio. A atitude do sacerdote, no entanto, segue sendo criticada pela população e gerou um debate nas redes sociais. A situação envolvendo o padre e o garoto autista será analisada pelo bispo da diocese de Montenegro, Dom Paulo de Conto.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividades da Semana do Orgulho Autista





Nesta segunda, dia 18 de junho, professores do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza trabalharam com alunos (crianças e adultos) o Dia do Orgulho Autista. Na ocasião, foram passados vídeos do CD fornecido à AMARS pela AMA/SP.



Tais vídeos mostram alguns dos sintomas de autismo, ajudando na compreensão do que é essa síndrome. Também há vídeos da Turma da Mônica, onde uma personagem (criança autista) é recebida pela Turma da Mônica, o que facilita a compreensão das crianças sobre o que é o autismo.

Alunas do turno da noite montaram um caminho, onde pode ser visualizado os PEC'S com os sintomas do autismo, e ao final do caminho há uma linda árvore.




Agradecemos o carinho com o qual fomos recebidos, bem como a dedicação que os professores tiveram ao divulgar o autismo.

Nós da AMARS nos orgulhamos de vocês!









segunda-feira, 18 de junho de 2012

DIA DO ORGULHO AUTISTA



Hoje, conforme nossa postagem anterior, comemoramos o dia do orgulho autista!

Para comemorar essa data, postaremos o vídeo do Gabriel que foi nos enviado pelo seu pai.

Olhem que lindo, um grande orgulho!

Abraços azuis para todos!

Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yoiyTzEGIGo&feature=player_embedded#!

sábado, 16 de junho de 2012

Dia do Orgulho Autista



Dia 18 de junho comemoramos o Dia do Orgulho Autista. Tal data foi criada por pais de pessoas no espectro autista, a bem de se demonstrar a satisfação pessoal com a melhora da qualidade de vida de seus filhos.

O nascimento do termo "Movimento Orgulho Autista" ocorreu primeiramente nos Estados Unidos e desde então comemoramos a referida data no dia 18 de junho anualmente.

A AMARS não poderia ficar de fora. Apoiadora que é do Movimento Orgulho Autista, preparou com escolas e colaboradores atividades a bem de levar informação e divulgar a referida data.


  
Sábado, 16 de junho, foi passada faixa alusiva ao Orgulho Autista no Beira Rio, no jogo Inter x Botafogo. Amigos e parceiros da Clínica Espaço crescer e demais voluntários, uniram‐se a uma só voz, com muita alegria e calor humano, nos ajudando em mais esse trabalho.


A Clínica Espaço Crescer também desenvolveu trabalho 

alusivo a data, trabalhando com autistas crianças e adultos:


Agradecemos a todos nossos colaboradores, em especial a Clínica Espaço Crescer por divulgar o autismo conosco em nossas atividades nesta semana.

A U T I S M O: A CADA PEQUENA CONQUISTA UM GRANDE ORGULHO!

AMARS: Associação de Pais e Amigos do Autista do RS.




terça-feira, 12 de junho de 2012

WORKSHOP DIR/FLOORTIME


           O Workshop promovido pela AMARS, DIR/FLOORTIME foi um sucesso.

Com a sala da Sobracom News lotada, a palestrante Adriana Fernandes durante a manhã e tarde de sábado (02/06) explicou a pais e profissionais o modelo DIR/FLOORTIME, as diferenças e relações entre DIR e FLOORTIME, ilustrando sua palestra com vídeos e brinquedos, respondendo as perguntas que os participantes faziam, de uma maneira clara e precisa.


Contamos com participantes de Erechim, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria, Florianópolis, São Leopoldo, Porto Alegre, Farroupilha, dentre outras cidades do RS

Agradecemos a contribuição da fonoaudióloga Adriana que veio de forma voluntária passar seus conhecimentos, bem como ao Hotel Coral Tower, Fundaplub e Sobracom que foram fundamentais para que esse evento fosse realizado a baixíssimo custo para os participantes.



 Agradecemos a presença de todos e os aguardamos em nosso próximo evento.