EVENTOS AMARS 2012

DIA 31/03/2012 
CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE/RS
A AMARS convida a todos para seu evento GRATUÍTO, evento esse incluso nas atividades de nossa entidade alusivas ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Será uma tarde de estudos na Câmara Municipal de Porto Alegre, com início às 13h, no dia 31/03. O título de nossa tarde de estudos é uma homenagem ao Professor Danilo, um excelente profissional. Ele foi médico da Faculdade de Medicina da UFPel, foi um dos mais respeitados e conceituados pediatras da história médica de Pelotas.

INSCRIÇÕES GRATUITAS: basta enviar um e mail para eventosamarsautismo@yahoo.com.br, com nome completo, e mail e telefone para contato.

Aguardamos todos lá:


 CRONOGRAMA
13h 00:  Credenciamento.
13h 30 min: TEA: importância do diagnóstico precoce.  Dr.a Newra Rotta.

14h35min A garantia de Direitos e o Papel da FADERS no estado do Rio Grande do Sul. Clarissa Beleza

15h15 min Intervalo

15h 20min : Meu filho não come.  Rita Graziela Cherutti

16h00:  Dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo, um questionário de levantamentos. Juliana Balestro

17h15:  Neurobiologia do Autismo. Dr. Rudimar Riesgo

18h00 Encerramento
PALESTRANTES



- Pedagoga Clarissa Beleza: Pedagoga especial /deficiência intelectual, Especialista em Educação Especial na perspectiva do atendimento educacional especializadoDiretora técnica da FADERS

- Fonoaudióloga Juliana Balestro:  Fonoaudióloga graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Pós Graduada em Educação Especial pelo Complexo de Ensino CESUCA (2007). Mestranda em Ciência da Reabilitação: Área de Comunicação Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (2012).  (Tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase na avaliação e terapia nos Transtornos do Espectro do Autismo). 

- Profª Dr.a Newra Tellechea RottaGraduada pela UFRGS, Especialização pela USP. Livre Docência em Neurologia-“Avaliação Neurológica Evolutiva, Eletrencefalográfica e Psicológica em crianças com Rendimento Escolar Deficiente”
- Membro do conselho consultivo da Ong “Autismo & Realidade.

- Foi Delegada da World Federation of Neurology, representando a  Academia Brasileira de Neurologia.

- Sócia Emérita da Academia Brasileira de Neurologia.

- Sócia da International Child Neurlogy.

- Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Profissões Afins (ABENEPI).

- Nutricionista Rita Graziela CheruttiNutricionista- IPA- Especialista em Psicologia-IPGS- Mestranda em Saúde da Criança e do adolescente-UFRGS- Primeira Nutricionista no Brasil a Pesquisar Comportamento alimentar, sintomas gastrointestinais e neurocomportamentais em crianças autistas, responsável pela pesquisa da influência do Glúten e caseína em sintomas neurocomportamentais em crianças autistas, a primeira nutricionista no Brasil a fazer este tipo de pesquisa.

- Prof. Dr. Rudimar Riesgo MD, MSc, PhD - Child Neurologist
Head of the Child Neurology Unit (HCPA - UFRGS)
Professor of Pediatrics and Neurology - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 



 - Profa Dra. Viviane Costa de Leon: Terapeuta Ocupacional e Psicopedagoga,Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS)


CAMINHADA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO  DIA 01/04/2012


A AMARS- Associação de Pais e Amigos dos Autistas do RS convida você, sua família, sua instituição/ escola especial, para participar das atividades de nossa entidade alusivas ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo .

A referida data é comemorada no 2 de abril de cada ano, e em 2012 cairá em uma segunda-feira, motivo pelo qual faremos uma concentração no Parque da Redenção no domingo anterior, dia 01 de abril, a partir das 15 horas, com a distribuição de panfletos informativos e após uma caminhada.

Convidamos todos a participarem conosco. Caso sua instituição queira participar conosco,  gratuitamente, em nossa barraca, fazendo a divulgação de sua escola, clínica, serviços, favor entrar em contato conosco pelo e mail amarsautismo@yahoo.com.br, desta forma, todos podem ajudar na divulgação junto conosco sobre autismo. 

Lembramos que “O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo” foi uma data instituída pela ONU, em dezembro de 2007, que definiu o dia 2 de abril como marco da mobilização mundial sobre o assunto.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano, que apresenta-se, geralmente, antes dos três anos de idade da criança, caracterizando-se por desvios qualitativos na comunicação, uso da imaginação e interação social.

No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.


Além da caminhada, estamos programando uma semana especial com um "Dia de Estudos" com diversos temas interessantes e palestrantes renomados e diversas atividades com nossos parceiros e colaboradores.

Aguardamos TODOS LÁ!

Abraços azuis


Apoio:  Instituto Visão Social e o Programa de Rádio Visão Social