A AMARS para comemorar o "Dia do Orgulho Autista",promoveu uma caminhada alusiva ao referido dia no Parque da Redenção. Não esperávamos que o dia estivesse chuvoso, fato que inibiu alguns pais e colaboradores de participarem do evento.
Para nossa surpresa, apesar do dia chuvoso, contamos com a presença de mães de Gravataí, de Porto Alegre, de Sapucaia e outras localidades que deram uma "passadinha rápida" com medo da chuva, bem como contamos com a presença do Vereador Adeli Sell, apoiador da nossa causa.
Além da caminhada, a AMARS solicitou para escolas e professores que trabalhassem o tema solidariedade e inclusão com seus alunos, uma vez que a inclusão é assunto atualmente discutido e defendemos que os autistas capacitados de serem incluídos na rede regular de ensino devem ser incluídos.
A bem de preparar os alunos para essa realidade, nos preocupamos que os mesmos sejam orientados a tratarem com cordialidade, respeito e carinho os coleguinhas "especiais" e para isso, nada melhor que trabalhar o tema solidariedade e inclusão, mostrando aos alunos que todos somos iguais.
A professora Marli Costa trabalhou com suas alunas a historinha da Joaninha sem bolinhas, a qual transcrevemos abaixo:
A JOANINHA SEM BOLINHAS
ERA UMA VEZ UMA JOANINHA QUE VIVIA FELIZ COM SUASFAMÍLIA, LÁ NO JARDIM DAS MARGARIDAS.
CERTO DIA, QUANDO ESTAVA BRINCANDO COM SUAS AMIGAS A JOANINHA FOI QUESTIONADA SOBRE A FALTA DAS SUAS BOLINHAS. TODOS COMEÇARAM A APONTAR PARA ELA DIZENDO QUE ERA DIFERENTE DELAS E NÃO PODERIA MAIS BRINCAR ALI. AQUEL ERA O JARDIM DAS MARGARIDAS E DAS JOANINHAS COM BOLINHAS.
A POBRE JOANINHA LEVOU O MAIOR SUSTO, POIS NEM TINHA PERCEBIDO TANTA DIFERENÇA ASSIM. FOI PARA CASA MUITO CHATEADA E OLHOU-SE POR UM LONGO TEMPO NO ESPELHO. PENSOU EM RESOLVER O SEU PROBLEMA, MAS NENHUMA IDEIA SURGIA.
NO DIA SEGUINTE LEVANTOU-SE E FOI PASSEAR NO JARDIM, MAS AO CHEGAR LÁ PERCEBEU QUE NINGUÉM A OLHAVA E TODOS SAIAM DE PERTO DELA. IMEDIATAMENTE PERGUNTOU O QUE ESTAVA ACONTECENDO E UMA DAS SUAS ANTIGAS AMIGAS A EXPULSOU DO JARDIM, POR NÃO TER AS BOLINHAS NO CORPO.
JOANINHA FUGIU CORRENDO, CHORANDO SEM CESSAR... ATÉ QUE ENCONTROU UM BESOURO E PERGUNTOU-LHE SE A FALTA DE BOLINHAS A DEIXAVA TÃO FEIA A PONTO DE SER BANIDA DO GRUPO.
LOGO QUE O BESOURO SOUBE DO ACONTECIDO TEVE A IDEIA DE PINTAR O SEU CORPO DE VERMELHO, DEIXANDO APENAS ALGUMAS BOLINHAS PRETAS. E IMEDIATAMENTE FOI ATÉ O JARDIM PARA BRINCAR COM AS OUTRAS JOANINHAS. LÁ TODAS O RECEBERAM MUITO BEM, POIS NÃO PERCEBERAM QUEM ERA, PENSANDO SER APENAS UMA JOANINHA. ASSIM QUE ELE PERCEBEU QUE ESTAVA ENGANADO A TODAS COMEÇOU A TIRAR A TINTA VERMELHA, FICANDO TODO PRETINHO. AS JOANINHAS LEVARAM UM SUSTO, MAS ANTES QUE FALASSEM, ELE INTERROMPEU DIZENDO QUE TINHA SIDO ACEITO SOMENTE PELA SUA APARÊNCIA E NÃO PELO SEU CARÁTER. CHAMOU A JOANINHA SEM BOLINHAS, QUE ESTAVA ESCONDIDA E PROVOU QUE TODOS NÓS TEMOS NOSSAS DIFERENÇAS, NOSSAS QUALIDADES POSITIVAS E NEGATIVAS E QUE DEVEMOS NOS RESPEITAR, CONVIVENDO EM HARMONIA.
TODAS AS JOANINHAS DO JARDIM DAS MARGARIDAS PEDIRAM DESCULPAS E APRENDERAM UMA GRANDE LIÇÃO NAQUELE DIA, NUNCA MAIS REPETINDO ESTE ERRO.
A JOANINHA FICOU FELIZ E AGRADECEU AO SEU MAIS NOVO AMIGO.
FIM
A professora Marli dá aula para alunas do curso magistério do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza, onde as mesmas fizeram um lindo coração contendo mil sorrisos para os autistas.
INSTITUTO ESTADUAL DOM DIOGO DE SOUZA
Didática da Linguagem
1º semestre / 2011
Professora Marli Ludwig da Costa
Projeto “Desafio dos sorrisos”
Este projeto foi planejado e executado nas turmas do Curso Normal/ Aproveitamento de Estudos, do Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, nas aulas de didática da Linguagem.
As alunas, futuras educadoras e professoras estudaram e debateram sobre a inclusão e a importância da preparação docente para esta prática educativa. Assim, tendo em vista que o autismo é um distúrbio caracterizado por desvios na comunicação e interação social e que está diretamente ligado ao nosso componente curricular, julgamos necessário abordá-lo de forma mais sistemática.
Sabemos que não basta trabalharmos somente conteúdos em sala de aula, mas sim promover a verdadeira aprendizagem e crescimento global do ser humano, independente deste ter ou não uma necessidade especial. Verdadeiro educador é aquele que junto com sua profissão de professor realiza seu papel de cidadão, propiciando a alegria e o prazer daqueles que estão ali, sob o seu comando.
A inclusão hoje é uma realidade, não apenas em nossas escolas, mas também em toda a sociedade, que redescobre que todos somos diferentes e ser diferente é ser normal. Não somos robôs, somos seres em constante evolução. Pensando assim, as turmas 511, 521 e 531 foram desafiadas a sorrirem para todos os autistas, como se quiséssemos dizer olá, que bom que vocês estão presentes, sejam bem vindos, o mundo é de vocês também!
Recortamos e colamos inúmeros sorrisos, com o objetivo de termos o maior número de pessoas “diferentes”. Montamos um coração, que é o nosso, desejando-o cheio de sorrisos para todos os autistas, como demonstração de carinho e amizade. É um singelo presente para quem é tão especial e merece muito mais.
Desejamos uma ótima caminhada no dia 18 de junho, com certeza muitas de nós estarão lá, para apoiar e prestigiar.
Grande abraço, maior do que o coração que fizemos para vocês, com muitos beijos e sorrisos...
Professora Marli e alunas.
Além da professora Marli, a professora Vânia, sócia fundadora da AMARS e mãe de um jovem autista, foi nas turmas de 4º e 5º ano do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza conversar com as crianças sobre " "O que é o autismo?", para assim preparar as crianças a receberem não só coleguinhas autistas e sim todo e qualquer coleguinha especial.
Foi muito interessante e gratificante ver o interesse das crianças sobre o tema, suas perguntas, dúvidas e ver no rostinho de cada uma a vontade de ajudar e acolher o coleguinha especial.
Agradecemos do fundo dos nossos corações o carinho dos alunos demonstrado nos trabalhos, a dedicação de todos os professores que participaram conosco dessa semana especial onde nós da AMARS propomos divulgar o orgulho em ajudar o próximo, em ser solidário, não o orgulho do "autismo" em sí e sim o orgulho dos pequenos grandes progressos que os autistas conquistam durante a vida.
Nosso muito obrigado!
AUTISMO: AJUDEM-NOS A DECIFRAR ESSE MUNDO.
AMARS -ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS DO RS
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ResponderExcluirCris!!!!! Me emocionei com este coração gigante!! Lindo! Parabéns pela sensibilidade destas alunas, desta professora e à vcs pela mobilização!!Estou sempre na torcida, mesmo que de longe.
ResponderExcluirLindo né amiga? O mais tocante foi ver as crianças perguntando e prestando atenção sobre o tema. Bjus obrigada pelo apoio!
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