sábado, 18 de junho de 2011

A semana do Dia do Orgulho Autista em Porto Alegre

A AMARS para comemorar o "Dia do Orgulho Autista",promoveu uma caminhada alusiva ao referido dia no Parque da Redenção. Não esperávamos que o dia estivesse chuvoso, fato que inibiu alguns pais e colaboradores de participarem do evento.

Para nossa surpresa, apesar do dia chuvoso, contamos com a presença de mães de Gravataí, de Porto Alegre, de Sapucaia e outras localidades que deram uma "passadinha rápida" com medo da chuva, bem como contamos com a presença do Vereador Adeli Sell, apoiador da nossa causa.


Além da caminhada, a AMARS solicitou para escolas e professores que trabalhassem o tema solidariedade e inclusão com seus alunos, uma vez que a inclusão é assunto atualmente discutido e defendemos que os autistas capacitados de serem incluídos na rede regular de ensino devem ser incluídos.

A bem de preparar os alunos para essa realidade, nos preocupamos que os mesmos sejam orientados a tratarem com cordialidade, respeito e carinho os coleguinhas "especiais" e para isso, nada melhor que trabalhar o tema solidariedade e inclusão, mostrando aos alunos que todos somos iguais.

A professora Marli Costa trabalhou com suas alunas a historinha da Joaninha sem bolinhas, a qual transcrevemos abaixo:

A JOANINHA SEM BOLINHAS

ERA UMA VEZ UMA JOANINHA QUE VIVIA FELIZ COM SUASFAMÍLIA, LÁ NO JARDIM DAS MARGARIDAS.

CERTO DIA, QUANDO ESTAVA BRINCANDO COM SUAS AMIGAS A JOANINHA FOI QUESTIONADA SOBRE A FALTA DAS SUAS BOLINHAS. TODOS COMEÇARAM A APONTAR PARA ELA DIZENDO QUE ERA DIFERENTE DELAS E NÃO PODERIA MAIS BRINCAR ALI. AQUEL ERA O JARDIM DAS MARGARIDAS E DAS JOANINHAS COM BOLINHAS.

A POBRE JOANINHA LEVOU O MAIOR SUSTO, POIS NEM TINHA PERCEBIDO TANTA DIFERENÇA ASSIM. FOI PARA CASA MUITO CHATEADA E OLHOU-SE POR UM LONGO TEMPO NO ESPELHO. PENSOU EM RESOLVER O SEU PROBLEMA, MAS NENHUMA IDEIA SURGIA.

NO DIA SEGUINTE LEVANTOU-SE E FOI PASSEAR NO JARDIM, MAS AO CHEGAR LÁ PERCEBEU QUE NINGUÉM A OLHAVA E TODOS SAIAM DE PERTO DELA. IMEDIATAMENTE PERGUNTOU O QUE ESTAVA ACONTECENDO E UMA DAS SUAS ANTIGAS AMIGAS A EXPULSOU DO JARDIM, POR NÃO TER AS BOLINHAS NO CORPO.

JOANINHA FUGIU CORRENDO, CHORANDO SEM CESSAR... ATÉ QUE ENCONTROU UM BESOURO E PERGUNTOU-LHE SE A FALTA DE BOLINHAS A DEIXAVA TÃO FEIA A PONTO DE SER BANIDA DO GRUPO.

LOGO QUE O BESOURO SOUBE DO ACONTECIDO TEVE A IDEIA DE PINTAR O SEU CORPO DE VERMELHO, DEIXANDO APENAS ALGUMAS BOLINHAS PRETAS. E IMEDIATAMENTE FOI ATÉ O JARDIM PARA BRINCAR COM AS OUTRAS JOANINHAS. LÁ TODAS O RECEBERAM MUITO BEM, POIS NÃO PERCEBERAM QUEM ERA, PENSANDO SER APENAS UMA JOANINHA. ASSIM QUE ELE PERCEBEU QUE ESTAVA ENGANADO A TODAS COMEÇOU A TIRAR A TINTA VERMELHA, FICANDO TODO PRETINHO. AS JOANINHAS LEVARAM UM SUSTO, MAS ANTES QUE FALASSEM, ELE INTERROMPEU DIZENDO QUE TINHA SIDO ACEITO SOMENTE PELA SUA APARÊNCIA E NÃO PELO SEU CARÁTER. CHAMOU A JOANINHA SEM BOLINHAS, QUE ESTAVA ESCONDIDA E PROVOU QUE TODOS NÓS TEMOS NOSSAS DIFERENÇAS, NOSSAS QUALIDADES POSITIVAS E NEGATIVAS E QUE DEVEMOS NOS RESPEITAR, CONVIVENDO EM HARMONIA.

TODAS AS JOANINHAS DO JARDIM DAS MARGARIDAS PEDIRAM DESCULPAS E APRENDERAM UMA GRANDE LIÇÃO NAQUELE DIA, NUNCA MAIS REPETINDO ESTE ERRO.

A JOANINHA FICOU FELIZ E AGRADECEU AO SEU MAIS NOVO AMIGO.
FIM

A professora Marli dá aula para alunas do curso magistério do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza, onde as mesmas fizeram um lindo coração contendo mil sorrisos para os autistas.
A professora nos enviou um texto onde apresenta a justificativa para o trabalho com as alunas intitulado "Desafio dos Sorrisos"


INSTITUTO ESTADUAL DOM DIOGO DE SOUZA
Didática da Linguagem
1º semestre / 2011
Professora Marli Ludwig da Costa

Projeto “Desafio dos sorrisos”

Este projeto foi planejado e executado nas turmas do Curso Normal/ Aproveitamento de Estudos, do Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, nas aulas de didática da Linguagem. 
 
As alunas, futuras educadoras e professoras estudaram e debateram sobre a inclusão e a importância da preparação docente para esta prática educativa. Assim, tendo em vista que o autismo é um distúrbio caracterizado por desvios na comunicação e interação social e que está diretamente ligado ao nosso componente curricular, julgamos necessário abordá-lo de forma mais sistemática.

Sabemos que não basta trabalharmos somente conteúdos em sala de aula, mas sim promover a verdadeira aprendizagem e crescimento global do ser humano, independente deste ter ou não uma necessidade especial. Verdadeiro educador é aquele que junto com sua profissão de professor realiza seu papel de cidadão, propiciando a alegria e o prazer daqueles que estão ali, sob o seu comando.
A inclusão hoje é uma realidade, não apenas em nossas escolas, mas também em toda a sociedade, que redescobre que todos somos diferentes e ser diferente é ser normal. Não somos robôs, somos seres em constante evolução. Pensando assim, as turmas 511, 521 e 531 foram desafiadas a sorrirem para todos os autistas, como se quiséssemos dizer olá, que bom que vocês estão presentes, sejam bem vindos, o mundo é de vocês também!

Recortamos e colamos inúmeros sorrisos, com o objetivo de termos o maior número de pessoas “diferentes”. Montamos um coração, que é o nosso, desejando-o cheio de sorrisos para todos os autistas, como demonstração de carinho e amizade. É um singelo presente para quem é tão especial e merece muito mais.

Desejamos uma ótima caminhada no dia 18 de junho, com certeza muitas de nós estarão lá, para apoiar e prestigiar.

Grande abraço, maior do que o coração que fizemos para vocês, com muitos beijos e sorrisos...
Professora Marli e alunas.

Além da professora Marli, a professora Vânia, sócia fundadora da AMARS e mãe de um jovem autista, foi nas turmas de 4º e 5º ano do Instituto Educacional Dom Diogo de Souza conversar com as crianças sobre " "O que é o autismo?", para assim preparar as crianças a receberem não só coleguinhas autistas e sim todo e qualquer coleguinha especial.
Foi muito interessante e gratificante ver o interesse das crianças sobre o tema, suas perguntas, dúvidas e ver no rostinho de cada uma a vontade de ajudar e acolher o coleguinha especial.

Agradecemos  do fundo dos nossos corações o carinho dos alunos demonstrado nos trabalhos, a dedicação de todos os professores que participaram conosco dessa semana especial onde nós da AMARS propomos divulgar o orgulho em ajudar o próximo, em ser solidário, não o orgulho do "autismo" em sí e sim o orgulho dos pequenos grandes progressos que os autistas conquistam durante a vida.

Nosso muito obrigado!

AUTISMO: AJUDEM-NOS A DECIFRAR ESSE MUNDO. 
AMARS -ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS DO RS

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Cris!!!!! Me emocionei com este coração gigante!! Lindo! Parabéns pela sensibilidade destas alunas, desta professora e à vcs pela mobilização!!Estou sempre na torcida, mesmo que de longe.

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  3. Lindo né amiga? O mais tocante foi ver as crianças perguntando e prestando atenção sobre o tema. Bjus obrigada pelo apoio!

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