quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Quais são as indicações para o tratamento do autismo de acordo com o Método Teacch?

Hoje postaremos texto de Cassandra Borges Bortolon. Cassandra é psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e compõe o corpo científico da AMARS.


Quais são as indicações para o tratamento do autismo de acordo com o Método Teacch?


O transtorno do espectro autista é caracterizado por prejuízos acentuados em três áreas do desenvolvimento: linguagem, cognição e socialização. As estratégias do Método Teacch objetivam oferecer ferramentas psicoeducacionais que possibilitem a diminuição das condutas inadequadas a fim de aumentar as respostas pró-socias.
O Método Teacch preconiza a organização ambiental, o programa estruturado individualizado e a utilização da comunicação alternativa. Os profissionais especializados nessa abordagem focam o seu empenho para aumentar a autonomia de crianças, adolescentes e adultos com o espectro.
As indicações do Método Teacch para o tratamento são:
- Organização do ambiente como pistas para aumentar a compreensão das tarefas, das áreas lúdicas e de trabalho,
- Utilização de apoios visuais que orientem o que será feito em cada ambiente,
- Programação da rotina, entre outros.
Além disso, o Método Teacch indica a realização de uma avaliação individualizada, PEP-R (perfil psicoeducacional revisado) para investigar a idade de desenvolvimento com objetivo de embasar o plano de intervenção a ser utilizado com o paciente e a família.
Bibliografia:
Leon, V.C. & Osório, L. (2011). Método TEACCH. In S.Schwartzman & C. Araújo (Eds.). Transtornos do Espectro Autista (p. 263-277). São Paulo: MEMNOM.
 
Cassandra Borges Bortolon
Psicóloga - Especialista em Psicologia Clínica
Formação no Método Teacch (Espaço Teacch Novo Horizonte)
Mestre em Ciências da Saúde (UFCSPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário