sábado, 17 de setembro de 2011

II CICLO DE PALESTRAS DA AMARS



Sábado passado, dia 10/09/2011, na parte da manhã e da tarde na Câmara Municipal de Porto Alegre/RS, aconteceu mais uma edição do nosso Ciclo de Palestras. Foi um dia muito agradável, de muita informação e esclarecimentos para pais e profissionais da área do autismo.



Foi homenageado na abertura de nosso evento o Vereador Adeli Sell por todo seu apoio na área do autismo, bem como em especial seu apoio a AMARS, onde recebeu uma placa de agradecimento das mãos da presidente da associação.



Para a abertura oficial de nosso evento, tivemos a honra de contar com a presença do Dr. Rudimar Riesgo que também recebeu uma placa em homenagem ao seu trabalho em prol dos autistas.


 
Após a abertura oficial, na parte da manhã, ouvimos a palestra do Dr. Sócrates Salvador, que nos falou sobre 'O papel do neuropediatra na avaliação precoce do autismo', onde esclareceu diversas dúvidas de   pais ao final de sua exposição.




A Dra. Dânae Longo nos falou sobre a 'Avaliação genética de pacientes com autismo', com uma linguagem bem acessível a pais e profissionais, nos demonstrando a importância dessa avaliação genética.
 
Sobre 'Musicoterapia e autismo', dois palestrantes nos brindaram com uma gostosa exposição, levando inclusive instrumentos musicais para demonstrar como desenvolviam seu trabalho. Alexandre Mauat e Gustavo Gatino foram os palestrantes sobre esse tema.
 
Encerrando os trabalhos da parte da manhã, fomos brindados com a brilhante exposição da nutricionista Rita Cherutti que nos falou sobre 'Mitos e verdades sobre dietas e autismo, quais estudos estão realmente baseados em evidências?' Nesta palestra, a nutricionista Rita Cherutti esclareceu muito a todos os presentes sobre os estudos nessa área, respondendo a muitas dúvidas ao final de seu trabalho.

Na parte da tarde, fomos agraciados com a palestra da Dr.a Adriana Zink, dentista de São Paulo, que nos falou sobre 'Abordagem lúdica do pacienteno espectro autista para o tratamento odontológico', onde orientou pais, profissionais como apresentar o dentista, o tratamento odontológico aos autistas e nos mostrou um pouquinho de seu belíssimo trabalho com autistas.



Para finalizar nosso evento, contamos com a presença do professor Fernando Fernandes e Vilson Bagatini para falar sobre 'A importância do esporte como contribuinte no tratamento de alunos portadores de deficiência.' Logo após, a psicóloga Cassandra Bortolon, nos falou sobre a 'Perspectivas na inclusão de estudantes com transtorno autista e transtorno de asperger' com uma rica exposição tratando do tema.




Para finalizar nosso evento, contamos com a presença de Clarissa Beleza da FADERS, que nos falou sobre 'O AEE como ferramenta de acesso à educação para alunos com autismo.' tratando do tema com muita clareza e simpatia, que com certeza deixou a todos os presentes com "gostinho de quero mais'.


A AMARS através de sua Diretoria AGRADECE profundamente a todos os maravilhosos palestrantes que nos brindaram com seus conhecimentos nesse lindo dia de sábado. Agradecemos também aos colaboradores, apoiadores e a todos que fizeram nosso evento acontecer. Em especial nosso agradecimento aos nossos patrocinadores Hotel Everest e a Via Conjur. Agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre,  AMAR -Associação de Pais e Amigos do Autista de Rio Grande, AMPHARO, FADERS, FIEP-RS e por último a Livraria e Papelaria Redentor que nos patrocinaram gentilmente os bloquinhos de anotações. Ver nosso evento cheio, com pessoas vindo dos mais diversos lugares do RS, SC, SP nos encheu de alegria. Nosso compromisso em levar informação a todos, com palestras e estudos cientificamente comprovados é a nossa missão, bem como trabalhar para que todos os autistas do bebê ao idoso tenham atendimento adequado e que esse atendimento seja prestado pelo governo independente de classe social.







2 comentários:

  1. Fiquei feliz em participar deste evento! Estava tudo maravilhoso: a escolha dos palestrantes, o local, e sem contar no dia ensolarado! Pra lá de especial, né? Amei! Parabéns, AMAR! Que venham outros!

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer estar em parceria com uma associção que valoriza a ciência enquanto ciência, baseada em evidências! Parabéns AMARS!

    ResponderExcluir