terça-feira, 13 de setembro de 2011

A psicomotricidade Funcional como Reabilitação.






A psicomotricidade  Funcional  como Reabilitação.

Enfocando desenvolvimento psicomotor da criança, através de algumas leituras, pude perceber que o desenvolvimento psicomotor da criança, e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligadas. Em seu trabalho GOMES (1998) apresenta uma série de questões sobre causas das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor.

O autor considera a psicomotricidade um importante elemento educativo, como um instrumento indispensável para aguçar a percepção, desenvolver formas de estimular a atenção e processos mentais. Através dessas questões, chego ao meu objeto de estudo, que é desenvolvimento psicomotor da criança em relação ao processo de aprendizagem.

Aprender, portanto, significa usar sinapses que normalmente não são usadas. ou seja a aprendizagem é condicionada pelo uso de maior ou menor número de sinapses. Algumas habilidades são muito importantes no desenvolvimento psicomotor. Essas habilidades permitem, por exemplo, que uma pessoa manipule objetos se movimente no espaço com desenvoltura, equilíbrio e coordenação. Outras habilidades como Esquema corporal, Lateralidade, Orientação de espaço e tempo também são fundamentais.

Através dessas leituras feitas, pude perceber que a psicomotricidade traz muitos recursos que podem aumentar o potencial motor, que este tenha um melhor desenvolvimento e aproveitamento das aprendizagens, e cabe ao profissional provocar um maior desenvolvimento cognitivo propiciando uma aprendizagem significativa.

Objetivos:

A psicomotricidade tem o objetivo de desenvolver e reeducar a criança com alguma dificuldade psicomotora ou distúrbio no seu desenvolvimento global, trabalhando a partir de uma avaliação das suas potencialidades e dificuldades e formulando um plano de acompanhamento a ser seguido, que consiste na aplicação de um conjunto de atividades psicomotora e lúdicas.

As intervenções psicomotoras através de atividades lúdicas são realizadas para que possam favorecer o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e afetivo da criança.

Deste modo a psicomotricidade auxilia o desenvolvimento das aprendizagens e cria oportunidades de vivência motoras tais como a estimulação e o desenvolvimento da atenção, das percepções, da concentração, da expressão, da linguagem verbal, do raciocínio lógico, da interação social e da afetividade, entre outros aspectos.

A quem é voltado:

Excessiva agressividade, Inibição, Baixa tolerância á frustrações, Hiperatividade, Transtorno Invasivos do desenvolvimento, necessidade de reabilitação motora, Dificuldade de expressão verbal e gráfica, Problemas de orientação espaço- temporal, Dificuldade em assimilar novos conteúdos apesar de apresentar um desenvolvimento cognitivo normal, Distúrbio de atenção , e outras patologias.

Marilaine Silveira
Psicomotricista

Marilaine é associada da AMARS, colaboradora e representante da AMARS em SP e mãe de Nícolas.

créditos da imagem: google imagens, site: http://espelhodaliteratura.blogspot.com/p/poemas.html

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