segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reunião na CISB - Comissão Intersetorial de Saúde Bucal

Hoje o presidente da AMARS, Luiz, participará em Brasília da reunião da CISB- Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, como representante da ABRA.

A referida comissão, conforme explica Luiz, orientará o Conselho do Ministério da Saúde, como deverá ser aplicado o atendimento odontológico para as políticas do referido Ministério.

Luiz ainda explica que atualmente, a ABRA é a única representante de deficientes que participa do CISB, sendo que uma das lutas da citada entidade é o atendimento odontológico especial para os autistas, bem como capacitar o profissional da área da odontologia a lidar com os autistas. A AMARS é entidade associada a ABRA - Associação Brasileira de Autismo.


Comissão Intersetorial de  Saúde  Bucal - CISB

        A Comissão Intersetorial de Saúde Bucal foi criada pela Resolução nº 406, de 12 de setembro de 2008, e tem como objetivo assessorar o Pleno do Conselho Nacional de Saúde em assuntos relacionados a saúde bucal. Além disso, cabe à Comissão acompanhar  a execução da Política Nacional de Saúde Bucal; monitorar a organização da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção, acompanhar as deliberações das Conferências Nacionais de Saúde Bucal e contribuir com os demais colegiados do controle social no monitoramento das ações e recursos destinados a população.  (Fonte http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/cisb/index.html )

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Associação de Pais e Amigos do Autista do RS e o Dia do Orgulho Autista.”

"Associação de Pais e Amigos do Autista do RS e o Dia do Orgulho Autista.”

A AMARS, Associação de Pais e Amigos do Autista do RS, vem, desde a década de 80, desenvolvendo debates e ações na área do autismo.

Tendo em vista o dia do orgulho autista que é comemorado em 18 de junho, que esse ano cairá em um sábado, a AMARS convida a todos para participarem de uma caminhada no Parque da Redenção, precedido de uma Roda de Chimarrão, alusivo ao referido dia.

Traga sua cuia, sua térmica, convide seus amigos, tragam seus filhos, será uma tarde gostosa com distribuição de balões, balas e muita informação.

O ponto de encontro será o Monumento ao Expedicionário às 15 horas.

Maiores informações com Vânia 51 -8453-1525, 51- 3341-0454

Um breve histórico da AMARS

A história da AMARS Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Sul, começou há mais de vinte anos, quando um grupo de pais se reuniu para formar uma associação de pais e amigos de autistas, sendo assim a entidade pioneira de pais de autistas no estado do Rio Grande do Sul e na região sul do país.

A idéia era formar um grupo de pessoas, pais e amigos de autistas, para a troca de experiências, debates sobre autismo e para a promoção do estudo do tema através de cursos, palestras, encontros e, principalmente, para que os mesmos conseguissem atendimento prestado pelo Governo aos seus filhos, cobrindo à priori as camadas mais pobres da sociedade.

Quando de sua fundação, a AMARS foi difundida nos meios de comunicação, através de folders, camisetas e adesivos para chamar a atenção da sociedade à nobre causa da instituição.

Entre as atividades da entidade, destacam-se as promoções de ciclos de palestras, encontros de pais, cursos, incluindo convites e custeio de profissionais, além da luta pelas políticas públicas, apoio de pesquisa e promoção de eventos. 

 Há aproximadamente 10 anos, Gramado foi sede do Congresso Brasileiro de Autismo, paralelamente ao Encontro Regional de Autismo da região sul. Tal evento foi organizado pela AMARS e ABRA e foi um sucesso, contou com palestrantes nacionais e internacionais.

O atendimento aos autistas perdurou por aproximadamente quinze anos e foi uma luta da AMARS junto ao Governo do Estado. Após 2006, o atendimento aos grupos foi suspenso devido a mudanças nas políticas de atendimentos. A AMARS também atuou como conselheira da FADERS, tendo como representante seu presidente. Então, se ao longo daqueles quinze anos conseguimos prestar atendimento aos autistas, por que não podemos voltar a tê-lo? 

 Sabemos que a inclusão do autista na rede regular de ensino (pública ou particular) é muito importante e deve ser conquistada e exigida. Sabemos que não é fácil encontrar escolas preparadas para receber pessoas especiais, posto que requer muito trabalho, tempo e dedicação. Porém, é imperioso salientar que há muitos autistas que não possuem condições de freqüentar a rede regular de ensino, muitos deles cadeirantes, não raro, usuários de fraldas e que não conseguem se locomover, falar ou interagir em uma classe regular. Esses precisam de atendimento especializado, terapias ocupacionais e demais tratamentos específicos. 

 Desta forma, buscamos que o governo cumpra a Constituição Federal e demais leis, sendo assegurados aos autistas, o direito a educação, saúde (médico e odontológica) dentre outros. Também contamos com o apoio da sociedade na luta pelas políticas públicas e, principalmente, na luta para que todos os autistas tenham assegurados os direitos supra mencionados. 

A entidade sabendo que há autistas com precárias condições financeiras, preocupa se  com os mesmos, pois jamais terão acesso aos tratamentos de excelência oferecidos por profissionais particulares, não sendo justo todos não terem acesso a tais tratamentos. É primordial  dever da entidade que, além de promover cursos, palestras e demais eventos, atue junto aos órgãos governamentais, na perspectiva que os tratamentos atinjam a todos, principalmente aos mais necessitados.  É sabido que o diagnóstico nos estágios iniciais e o tratamento imediato podem proporcionar uma melhor qualidade de vida e independência aos nossos autistas.
É essa nossa luta. Não cansaremos de lutar até que o último autista consiga atendimento e tratamento digno na sociedade, em especial o autista mais necessitado.


Publicada Lei do Autismo no Diário Oficial do Distrito Federal

Parabéns a toda sociedade do Distrito Federal.

Mais uma grande conquista para os autistas.
 
Leia mais clicando aqui

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aprovada política de atendimento e proteção a autistas

Aprovada política de atendimento e proteção a autistas


Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram há pouco o PLS 168/2011, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O texto recebeu voto favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS) e segue para exame do Plenário.
Também foi aprovado requerimento de Paim para realização de audiência pública sobre determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de retirar de circulação medicamentos inibidores de apetite. A audiência será realizada em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A CAS tem ainda outros 22 itens em pauta.

Clique aqui



sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Associação de Pais e Amigos do Autista do RS e o Dia do Orgulho Autista.”

"Associação de Pais e Amigos do Autista do RS e o Dia do Orgulho Autista.”

A AMARS, Associação de Pais e Amigos do Autista do RS, vem, desde a década de 80, desenvolvendo debates e ações na área do autismo.

Tendo em vista o dia do orgulho autista que é comemorado em 18 de junho, que esse ano cairá em um sábado, a AMARS convida a todos para participarem de uma caminhada no Parque da Redenção, precedido de uma Roda de Chimarrão, alusivo ao referido dia.

Traga sua cuia, sua térmica, convide seus amigos, tragam seus filhos, será uma tarde gostosa com distribuição de balões, balas e muita informação.

O ponto de encontro será o Monumento ao Expedicionário às 15 horas.

Maiores informações com Vânia 51 -8453-1525, 51- 3341-0454

Dentistas que atende autistas

Ótima reportagem da dentista que atende autistas com muita dedicação!

Clique aqui para ler a matéria

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nesta terça (10/05), uma das representantes da AMARS, esteve reunida com a assessoria do Deputado Alexandre Lindenmeyer e demais entidades, trabalhado em conjunto, sobre o evento que será realizado no mês de julho pela AL, relativo ao Dia do Orgulho Autista que é comemorado no dia 18/06
A reunião foi bem proveitosa. Acreditamos que várias entidades reunidas, apresentando suas experiências e dandos sugestões, contribuirão muito para o evento.
 

domingo, 8 de maio de 2011



Você mamãe é especial, pois meu sorriso é o seu sorriso.
És especial pois minha alegria é a sua alegria.
Minhas conquistas são as suas conquistas.
Minha evolução é o seu maior presente.

A AMARS deseja a todas as mamães um feliz dia das mães, em especial as mamães especiais, que são exemplo de fé, garra e dedicação.

(créditos do cartão: google imagens/site: http://www.originalgratis.com.br/frases-e-mensagens-para-o-dia-das-maes/)

sábado, 7 de maio de 2011

Xuxa estréia o quadro Dia Especial. A apresentadora visita o GAAPE, em Petrópolis, RJ, e entrevista a presidente fundadora do GAAPE.

A fundadora acreditou e conseguiu fazer esse lindo trabalho. Quando a gente acredita, os sonhos tornam-se uma linda e doce realidade. Parabéns a equipe do GAAPE. Nós da AMARS acreditamos, e vocês?


Assista clicando aqui.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Roda de Chimarrão na Redenção no Dia das Mães

O Portal de Acessibilidade da FADERS está divulgando a Roda de Chimarrão da AMARS.

Clique aqui para ser direcionado ao site.  Roda de Chimarrão

A AMARS agradeçe a FADERS pela divulgação em seu portal, e pelo apoio que nos presta desde a década de oitenta.

Terapia dos Golfinhos

Matéria interessante publicada no site do CORA Centro de Otimização para Reabilitação do Autista, mostra os benefícios da Terapia dos Golfinhos. 
 
Clique aqui:  Terapia dos Golfinhos

domingo, 1 de maio de 2011

A AMARS é entidade associada a ABRA - Associação Brasileira de Autismo. Nesse mês de maio, o presidente da AMARS, Luiz Ismael, participará de reunião no CISB- Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, como representante da ABRA.


A referida comissão, conforme explica Luiz, orientará o Conselho do Ministério da Saúde, como deverá ser aplicado o atendimento odontológico para as políticas do referido Ministério.


Luiz ainda explica que atualmente, a ABRA é a única representante de deficientes que participa do CISB, sendo que uma das lutas da citada entidade é o atendimento odontológico especial para os autistas, bem como capacitar o profissional da área da odontologia a lidar com os autistas.

Lindo vídeo

No post anterior, temos um lindo vídeo que veio para confortar os coração de nossos familiares. Lindo vídeo, vale a pena assistir.

A casa do Autista