terça-feira, 27 de setembro de 2011

AMARS PRECISA DE VOCÊ PARA ESSE IMPORTANTE E INOVADOR PROJETO NO RIO GRANDE DO SUL!








Em julho deste ano, em audiência para apresentar um projeto para a melhoria da qualidade de vida dos autistas gaúchos, estiveram reunidos com o Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni, os apoiadores da causa do autismo em nossa cidade e estado: Vereador Adeli Sell, Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer. Como apoiador do projeto também contamos com o Vereador Luciano Marcantônio que não pode comparecer na referida audiência.

Tal projeto de autoria da Dra Rita Cherutti, tem o apoio da AMARS, a qual se fez presente na audiência com parte dos membros da sua diretoria.

Esse mesmo projeto já foi apresentado pela Dra Rita Cherutti ao Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli.

A AMARS com o apoio da autora do projeto ressalta que precisamos de políticas efetivas e que tragam qualidade de vida aos autistas. Todos os autistas, do bebê ao idoso devem ser lembrados e terem tratamento especializado tanto na saúde quanto na educação.


Agradecemos o apoio de todos os presentes nesse projeto. 

Quem tiver interesse em apoiar esta causa, por favor envie e mail para:amarsautismo@yahoo.com.br.

Estamos colhendo assinatura em um abaixo assinado para buscar a aprovação deste projeto.

Precisamos de vocês pais, familiares, cuidadores, amigos e simpatizantes da causa. O momento é de união, de força, para juntos pleitear por atendimento de qualidade, pela aprovação desse belíssimo projeto de autoria da Dr.a Rita Cherutti que conta com o apoio da AMARS.

AMARS: HÁ 22 ANOS PELA CAUSA AUTISTA NO RIO GRANDE DO SUL

AMARS PRESENTE NA PRIMEIRA CAMINHADA COM VISÃO SOCIAL






Foi com enorme satisfação que a AMARS aceitou o convite de Cris Guimarães para participar da "1ª Caminhada com Visão Social" que aconteceu domingo passado, na Usina do Gazômetro em Porto Alegre/RS.

No evento representantes de diversas entidades falaram para todos os presentes. A presidente da AMARS, Vânia, representante presente na caminhada, apresentou a associação, destacando nossa missão que é promover o bem estar dos autistas e familiares não só de Porto Alegre como também de todo o RS. Salientou a importância do tratamento multidisciplinar para todos os autistas do bebê ao idoso. A AMARS acredita que é dever da associação prestar informação, promover eventos levando conhecimento ao público mas o principal é cobrar das autoridades o atendimento. Informação é importante, porém, precisamos urgente é que o governo volte os olhos para todos os autistas, não só as crianças, como também aos autistas adultos e idosos, muitas vezes esquecidos. Todos precisam de tratamento continuado, assistência médica, multidisciplinar e odontológica e é para isso que nossa associação trabalha há vinte e dois anos, para que esses direitos sejam cumpridos.


sábado, 24 de setembro de 2011

1ª CAMINHADA COM VISÃO SOCIAL





O Programa Visão Social que é transmitido pela rádio da UFRGS, promove a 1ª Caminhada com Visão Social. Participem! Abaixo segue o convite.











Prof Dr. Alysson Muotri palestrará no Brasil

A Autismo e Realidade de São Paulo convida para a palestra de Alysson Muotri.

Segue o convite para a palestra, clique no mesmo para visualizar melhor. Para acesso ao convite direto do site clique aqui

sábado, 17 de setembro de 2011

II CICLO DE PALESTRAS DA AMARS



Sábado passado, dia 10/09/2011, na parte da manhã e da tarde na Câmara Municipal de Porto Alegre/RS, aconteceu mais uma edição do nosso Ciclo de Palestras. Foi um dia muito agradável, de muita informação e esclarecimentos para pais e profissionais da área do autismo.



Foi homenageado na abertura de nosso evento o Vereador Adeli Sell por todo seu apoio na área do autismo, bem como em especial seu apoio a AMARS, onde recebeu uma placa de agradecimento das mãos da presidente da associação.



Para a abertura oficial de nosso evento, tivemos a honra de contar com a presença do Dr. Rudimar Riesgo que também recebeu uma placa em homenagem ao seu trabalho em prol dos autistas.


 
Após a abertura oficial, na parte da manhã, ouvimos a palestra do Dr. Sócrates Salvador, que nos falou sobre 'O papel do neuropediatra na avaliação precoce do autismo', onde esclareceu diversas dúvidas de   pais ao final de sua exposição.




A Dra. Dânae Longo nos falou sobre a 'Avaliação genética de pacientes com autismo', com uma linguagem bem acessível a pais e profissionais, nos demonstrando a importância dessa avaliação genética.
 
Sobre 'Musicoterapia e autismo', dois palestrantes nos brindaram com uma gostosa exposição, levando inclusive instrumentos musicais para demonstrar como desenvolviam seu trabalho. Alexandre Mauat e Gustavo Gatino foram os palestrantes sobre esse tema.
 
Encerrando os trabalhos da parte da manhã, fomos brindados com a brilhante exposição da nutricionista Rita Cherutti que nos falou sobre 'Mitos e verdades sobre dietas e autismo, quais estudos estão realmente baseados em evidências?' Nesta palestra, a nutricionista Rita Cherutti esclareceu muito a todos os presentes sobre os estudos nessa área, respondendo a muitas dúvidas ao final de seu trabalho.

Na parte da tarde, fomos agraciados com a palestra da Dr.a Adriana Zink, dentista de São Paulo, que nos falou sobre 'Abordagem lúdica do pacienteno espectro autista para o tratamento odontológico', onde orientou pais, profissionais como apresentar o dentista, o tratamento odontológico aos autistas e nos mostrou um pouquinho de seu belíssimo trabalho com autistas.



Para finalizar nosso evento, contamos com a presença do professor Fernando Fernandes e Vilson Bagatini para falar sobre 'A importância do esporte como contribuinte no tratamento de alunos portadores de deficiência.' Logo após, a psicóloga Cassandra Bortolon, nos falou sobre a 'Perspectivas na inclusão de estudantes com transtorno autista e transtorno de asperger' com uma rica exposição tratando do tema.




Para finalizar nosso evento, contamos com a presença de Clarissa Beleza da FADERS, que nos falou sobre 'O AEE como ferramenta de acesso à educação para alunos com autismo.' tratando do tema com muita clareza e simpatia, que com certeza deixou a todos os presentes com "gostinho de quero mais'.


A AMARS através de sua Diretoria AGRADECE profundamente a todos os maravilhosos palestrantes que nos brindaram com seus conhecimentos nesse lindo dia de sábado. Agradecemos também aos colaboradores, apoiadores e a todos que fizeram nosso evento acontecer. Em especial nosso agradecimento aos nossos patrocinadores Hotel Everest e a Via Conjur. Agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre,  AMAR -Associação de Pais e Amigos do Autista de Rio Grande, AMPHARO, FADERS, FIEP-RS e por último a Livraria e Papelaria Redentor que nos patrocinaram gentilmente os bloquinhos de anotações. Ver nosso evento cheio, com pessoas vindo dos mais diversos lugares do RS, SC, SP nos encheu de alegria. Nosso compromisso em levar informação a todos, com palestras e estudos cientificamente comprovados é a nossa missão, bem como trabalhar para que todos os autistas do bebê ao idoso tenham atendimento adequado e que esse atendimento seja prestado pelo governo independente de classe social.







terça-feira, 13 de setembro de 2011

A psicomotricidade Funcional como Reabilitação.






A psicomotricidade  Funcional  como Reabilitação.

Enfocando desenvolvimento psicomotor da criança, através de algumas leituras, pude perceber que o desenvolvimento psicomotor da criança, e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligadas. Em seu trabalho GOMES (1998) apresenta uma série de questões sobre causas das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor.

O autor considera a psicomotricidade um importante elemento educativo, como um instrumento indispensável para aguçar a percepção, desenvolver formas de estimular a atenção e processos mentais. Através dessas questões, chego ao meu objeto de estudo, que é desenvolvimento psicomotor da criança em relação ao processo de aprendizagem.

Aprender, portanto, significa usar sinapses que normalmente não são usadas. ou seja a aprendizagem é condicionada pelo uso de maior ou menor número de sinapses. Algumas habilidades são muito importantes no desenvolvimento psicomotor. Essas habilidades permitem, por exemplo, que uma pessoa manipule objetos se movimente no espaço com desenvoltura, equilíbrio e coordenação. Outras habilidades como Esquema corporal, Lateralidade, Orientação de espaço e tempo também são fundamentais.

Através dessas leituras feitas, pude perceber que a psicomotricidade traz muitos recursos que podem aumentar o potencial motor, que este tenha um melhor desenvolvimento e aproveitamento das aprendizagens, e cabe ao profissional provocar um maior desenvolvimento cognitivo propiciando uma aprendizagem significativa.

Objetivos:

A psicomotricidade tem o objetivo de desenvolver e reeducar a criança com alguma dificuldade psicomotora ou distúrbio no seu desenvolvimento global, trabalhando a partir de uma avaliação das suas potencialidades e dificuldades e formulando um plano de acompanhamento a ser seguido, que consiste na aplicação de um conjunto de atividades psicomotora e lúdicas.

As intervenções psicomotoras através de atividades lúdicas são realizadas para que possam favorecer o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e afetivo da criança.

Deste modo a psicomotricidade auxilia o desenvolvimento das aprendizagens e cria oportunidades de vivência motoras tais como a estimulação e o desenvolvimento da atenção, das percepções, da concentração, da expressão, da linguagem verbal, do raciocínio lógico, da interação social e da afetividade, entre outros aspectos.

A quem é voltado:

Excessiva agressividade, Inibição, Baixa tolerância á frustrações, Hiperatividade, Transtorno Invasivos do desenvolvimento, necessidade de reabilitação motora, Dificuldade de expressão verbal e gráfica, Problemas de orientação espaço- temporal, Dificuldade em assimilar novos conteúdos apesar de apresentar um desenvolvimento cognitivo normal, Distúrbio de atenção , e outras patologias.

Marilaine Silveira
Psicomotricista

Marilaine é associada da AMARS, colaboradora e representante da AMARS em SP e mãe de Nícolas.

créditos da imagem: google imagens, site: http://espelhodaliteratura.blogspot.com/p/poemas.html